História do laboratório

O Laboratório de Radiocarbono da Universidade Federal Fluminense (LAC-UFF) foi criado em 2009 com a proposta de tornar acessível a técnica de Espectrometria de Massa com Aceleradores (AMS na sigla em inglês) para pesquisadores brasileiros. Estudos de alta qualidade desenvolvidos por grupos de pesquisa nacionais em áreas como Arqueologia e Geociências implicavam em um grande número de amostras enviadas para análises de radiocarbono no exterior, evidenciando a necessidade de um laboratório de radiocarbono para servir a comunidade científica brasileira. Até então, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP) era o único laboratório de radiocarbono brasileiro, oferecendo análises pela técnica convencional.

Em 2009, o LAC-UFF já contava com toda a infraestrutura necessária para a preparação de amostras de diferentes materiais para medida por AMS, incluindo um sistema de vácuo para a purificação e grafitização das mesmas, desenvolvido no próprio laboratório. Após uma série de testes e inter-comparações com laboratórios nos EUA e com o CENA-USP, o LAC-UFF obteve resultados satisfatórios e passou a integrar a lista de laboratórios reconhecidos pela comunidade internacional de radiocarbono, disponível em www.radiocarbon.org. Quatro décadas após o desenvolvimento da técnica de AMS e subsequente proliferação de laboratórios ao redor do mundo, em 2012 a instalação de um sistema de SSAMS (Single Stage Accelerator Mass Spectrometry) completou a infraestrutura do primeiro laboratório de 14C-AMS da América Latina e, até o presente, o único da América do Sul. A criação do LAC-UFF tornou a técnica de 14C-AMS disponível para grupos nacionais com custos muito inferiores aos requeridos para preparar e medir as amostras no exterior. Essa diminuição de custos permitiu a realização de um grande número de estudos em áreas interdisciplinares, motivando a criação de uma extensa rede de colaboradores nacionais e internacionais. Atualmente o laboratório recebe cerca de X amostras por ano/mês e oferece colaborações científicas e datações comerciais.